Atualmente muito se fala sobre o impacto da internet na vida das pessoas.
Vemos a internet como uma extensão da realidade “offline”, quase um outro mundo. Mas a cada dia que passa essa divisão fica menos evidente.
Fato que facilmente podemos verificar em todas as extensões da humanidade: diversão, educação, compras, relacionamentos e até nos aconselhamentos espirituais.
O que às vezes não nos damos conta é de que em tudo que é feito na internet temos uma entidade onipresente: o domínio!
Mas então o que é um domínio?
O que é domínio?
Domínio é nada menos que o endereço que você digita para acessar qualquer site ou blog.
Então sua loja virtual favorita, a rede social que você mais usa, ou o seu buscador web preferido, todos utilizam um domínio para serem acessados.
Se você vai montar um negócio virtual ou pretende ganhar dinheiro com domínios precisa saber do que se tratam.
Esses endereços apresentam uma parte nominativa, que representa a marca do website que será acessado. Por exemplo: facebook, google, registro.
Existe também a extensão do domínio. Esta pode ser uma extensão de domínio genérico (gTLD: generic top-level domain) ou uma extensão de domínio de país (ccTLD: country code top level domain).
O exemplo mais conhecido de gTLD é o .com, contudo todos aqueles não associados a determinado país são considerados gTLDs, por exemplo: .net, .org., biz e até algumas novas extensões como . bank, .xyz, .cloud entre outros.
Já as ccTLDs são associadas diretamente com um país, para nós brasileiros o ccTLD mais lembrado é o .com.br, no entanto existem as .com.ar, .es, .mx entre outras.
Juntando essas duas partes, o nome e a extensão, temos o domínio propriamente dito.
Agora que você sabe o que é domínio deve pensar. Mas e o www para que serve?
O www (world wide web) é na verdade um subdomínio ou prefixo de domínio, ele fica no início da maioria dos endereços web.
O que é um subdomínio?
Subdomínio são prefixos dos domínios, normalmente são utilizados para encaminhar o usuário para uma parte específica do site que já se encontra no domínio.
No caso específico do www, seu propósito é explicitar a parte do domínio que pode ser acessada pela internet como um site (através do protocolo HTTP).
Isso porque era comum existirem sub-domínios que funcionavam para outras finalidades, por exemplo para enviar(upload) ou trazer(download) arquivos do servidor, através do protocolo FTP(file transfer protocol).
Nesse caso o subdomínio utilizado era o ftp.
Mas é comum que hoje os sites respondam normalmente quando o subdomínio www é ignorado.
Como funcionam os domínios de internet?
Qualquer tipo de dispositivo conectado diretamente a internet possui um endereço único atribuído a si. Por exemplo: se você usa um serviço de internet ADSL ou à Cabo seu roteador possui um IP ou endereço único na internet.
Esses endereços IPs são um conjunto de números que associados denominam um dispositivo conectado à internet.
Até então o mais comum é a utilização do padrão IPv4 que é composto de 4 conjuntos de números que variam do 0 ao 255 e separados por pontos, por exemplo: 216.58.202.131.
O porque dessas características arbitrárias do IP retoma os primórdios da computação, onde bytes de dados eram processados e armazenados com maior dificuldade pelo hardware da época.
Hoje falamos em Gigabytes (que equivale a mais de 1 milhão de bytes) como se fossem uma quantidade pequena.
Dessa forma, qualquer website que você conheça fica hospedado em um computador que permita o acesso público e que esteja rodando um tipo de software específico denominado servidor web.
São exemplos desse tipo de software o Apache e o Nginx. Este servidor web é responsável por entregar o conteúdo do site toda vez que o endereço IP associado a ele é acessado.
Contudo, não é assim que funciona em nossas mentes, não digitamos um conjunto de números para nos referirmos a algo, utilizamos nomes próprios para definir pessoas, empresas, locais…
Você se imagina digitando 216.58.202.131 ou Google.com.br para acessar o mais popular buscador da web?
Para sanar esse problema que existem os domínios de internet!
Eles funcionam como apelidos para esses endereços IP, propiciando um nome que seja facilmente entendido e memorizado por qualquer pessoa, ou seja, uma marca na internet.
E para que esses os nomes de domínios sejam corretamente associados a um determinado endereço IP um outro sistema entra em ação, o DNS, ou domain name system.
Ele traduz os nomes para seus respectivos IPs, fazendo com que o domínio apresente o conteúdo correto no momento em que é acessado. Podendo inclusive ter impacto perceptível na velocidade de acesso à internet.
E porque isso é importante para mim?
Se você pretender montar um negócio online é muito provável que você precise comprar um domínio no momento em que a coisa começar a ficar séria.
Sendo assim você necessita entender o que são e como fazer algumas operações básicas com eles, como:
- Alterar o DNS no Registro.br
- Verificar a disponibilidade de domínios
- Quanto vale um domínio (Avaliar um domínio)
Para aqueles que desejam se aprofundar mais ou até ganhar dinheiro com domínios.
Outros conhecimentos também são necessários: como comprar um domínio registrado por outra pessoa, como vender um domínio, como avaliar domínios .com, avaliar domínios .com.br e como transferir um domínio.
Seja como for, simplesmente por estar lendo esse texto, os domínios da internet já fazem parte da sua vida, talvez esteja na hora de entender mais e talvez até ganhar dinheiro com eles.